Diferença entre Core em PE e PP no Bodyboard

bodyboard foam PE e PPO core de uma prancha de bodyboard consiste no material que está no seu interior e que, apesar de não ser visível, determina o comportamento da prancha na ondas, pela influencia que tem no seu peso e flexibilidade.

PE Core

O core em PE (PolyEthylene), também conhecido com Dow Core, foi até à pouco tempo o standard da industria de bodyboards. O PE é um material muito flexível, de custo relativamente baixo e de fácil manuseamento na altura de fazer o shape. Continua a ser o material mais usado nas pranchas de bodyboard, pois adapta-se facilmente a todas as condições.

Devido à sua natureza flexível o core em PE torna a prancha de bodyboard confortável e fácil de manobrar nas ondas mais exigentes, e é indicado para águas mais frias, e para bodyboarders que apreciem uma prancha mais fléxivel. Em águas quentes tem tendência a tornar-se fléxivel demais, o que influencia a velocidade da prancha na onda. Para estes casos a prancha deve ter um stringer, de modo a aumentar a sua rigidez e estabilidade.

PP Core

O core em PP (PolyPropylene) é tipicamente mais duro que um core em PE, isto apesar de ter uma densidade menor, o que resulta numa prancha com um peso consideravelmente mais leve.

Devido à sua maior rigidez, uma prancha com core em PP permite (teoricamente) um maior controlo em ondas menores. É ideal para águas quentes, pois em águas muito frias tem tendência para se tornar muito rígido, dificultando a fluidez nas manobras. Também tem uma durabilidade superior ao core em PE.

Vocês qual preferem? Eu alinho sempre com core em PP, mais rápido e fácil de controlar, na minha opinião.


2 Comentários em “Diferença entre Core em PE e PP no Bodyboard”

  • Hugo - 27-Janeiro-2011:

    Onde posso adquirir uma placa do core PP com grandes dimensões

  • Rafael - 22-Novembro-2011:

    onde posso adquirir uma placa do core PP com dimensões variadas