Taça de Portugal hoje em Peniche

Começa hoje, dia 24 de Julho, a Taça de Portugal 2007, a prova mais importante do calendário anual da Federação Portuguesa de Surf. Tal como o ano passado, a prova terá lugar na Praia da Baía, em Peniche, e desenrolar-se-á até dia 29 de Julho.

Este ano vão participar 10 clubes, que vão levar a Peniche nada mais, nada menos do que 213 atletas de todo o país. Os grandes favoritos são o CRC Quinta dos Lombos (vencedor em 2006) e o CDA Nazaré (vencedor em 2005), no entanto a ASC Caparica (Campeão em 2000 e 2001, vice-campeão em 2002) é sempre um candidato a ter em conta. Além destes, o clube da casa, Península de Peniche SC, terá sempre uma palavra a dizer, bem como os históricos CS Porto e AS Aveiro. O SC Portugal será certamente o grande candidato à vitória em Longboard, como tem sido habitual nos últimos anos, enquanto as prestações do Seixal SC, ABSC Sintra e do estreante Câmara Cadaval Clube poderão vir a surpreender os mais incautos!

Infelizmente a grande festa da Taça não vai poder contar com o Surf Clube de Sesimbra (vice-campeão em 2005, 3º em 2006), com o CN Povoense (vice-campeão em 2006) e com o SC Costa do Sol (Campeão em 2003 e 2004). Esperamos que em 2008 estes clubes, que tanto têm dado aos desportos de ondas, possam voltar a dar o seu contributo à Taça! Em 2007 quem conta são os que estão, por isso não deixe de comparecer em Peniche entre hoje até Domingo para assistir à maior festa do surf nacional!


2 Comentários em “Taça de Portugal hoje em Peniche”

  • Taça de Portugal 2007 - Peniche - 1-Agosto-2007:

    Equipa do CRC Quinta dos Lombos sagra-se vencedora

    Chegou hoje ao fim a 10ª edição da Taça de Portugal, com a equipa do CRC Quinta dos Lombos a sagrar-se vencedora incontestável desta que é a mais importante prova do campeonato nacional organizada pela Federação Portuguesa de Surf (FPS), e que engloba as modalidades de surf, bodyboard, longboard e kneeboard.

    Em ambiante de festa, a praia do Baleal, em Peniche (considerada pelos experts na matéria como a “Capital da Ondas”), recebeu milhares de curiosos, que, para assistirem à finalíssima, se juntaram às centenas de praticantes destes desportos ditos radicais aqui presentes.

    Depois de seis dias consecutivos de competição, em que as condições climatéricas e o mar se mostraram perfeitos para exibições de grande nível por parte de qualquer um dos 213 atletas inscritos na Taça de Portugal 2007, previa-se uma final apoteótica, que veio a concretizar-se, com as equipas favoritas a confirmarem as expectativas.

    Assim, em termos de ranking por equipas, subiram ao pódio as quatro primeiras classificadas, nomeadamente: Clube Recreativo e Cultural da Quinta dos Lombos (14 624 pontos), Clube Naval Povoense (11 426 pontos), Clube de Desportos Alternativos da Nazaré (10 708 pontos) e Península de Peniche Surf Clube (9472 pontos).

    A Taça de Portugal 2007 reuniu nesta edição 213 atletas (195 em 2006), distribuídos por 10 clubes compostos por equipas completas, oriundos de todo o território nacional – para as quatro modalidades, estiveram em competição um total de 14 categorias.

    Para Guilherme Bastos, presidente da FPS, o êxito da Taça de Portugal “é mais uma prova de que estas modalidades têm um papel preponderante na sociedade”, uma observação corroborada por Jorge Amador, vice-presidente da Câmara Municipal de Peniche, principal patrocinador da prova, que fez ainda questão de frisar que a cidade se “identifica na totalidade com estes desportos tão saudáveis.”

    Importa referir que a Taça de Portugal é considerada como um verdadeiro “balão de ensaio” para competições de maior relevo a nível internacional, já que segue exactamente as mesmas directrizes e um formato idêntico das suas congéneres europeia e mundial. Portanto, e por aqui se terem reunido clubes vindos de Norte a Sul do país que se empenham em força na formação de jovens promessas, este evento é um peça essencial na divulgação e promoção destas modalidades.

    E um bom exemplo deste esforço é o facto de a Selecção Nacional ter-se sagrado tri-campeã da Europa no EUROSURF 2007, recentemente levado a cabo em Anglet, França, aguardando-se agora por um desempenho também vitorioso dos atletas portugueses no já tão próximo Sintra Portugal Pro 2007, entre 22 e 26 de Agosto, na Praia Grande, Sintra.

    Classificações finais
    Por Equipas
    CRC Quinta dos Lombos – 14 424 pontos
    Clube Naval Povoense – 11 426 pontos
    Clube de Desportos Alternativos da Nazaré – 10 708 pontos
    Península de Peniche Surf Clube – 9472 pontos
    Associação de Surf da Costa da Caparica – 7657 pontos
    Associação de Bodyboard e Surf de Sintra – 3913 pontos
    Câmara Cadaval Clube – 2233 pontos
    Clube de Surf do Porto – 1402 pontos
    Surfing Clube de Portugal – 930,5 pontos
    Seixal Surfing Clube – 584 pontos

    Por Categoria
    Bodyboard Feminino Júnior – Marta Fernandes, CRC Quinta dos Lombos
    Surf Feminino Júnior – Maria Gonçalves, CRC Quinta dos Lombos
    Kneeboard – Paulo Cunha, Associação de Bodyboard e Surf de Sintra
    Longboard – Bruno Grandela, Península de Peniche Surf Clube
    Surf Juvenil – Diogo Appleton, CRC Quinta dos Lombos
    Bodyboard Juvenil – Miguel Coelho, Associação de Bodyboard e Surf de Sintra
    Surf Cadetes – Martim Gonçalves, CRC Quinta dos Lombos
    Bodyboard Cadetes – Salvador Silva, CRC Quinta dos Lombos
    Bodyboard Feminino Sénior – Lara Santos, CRC Quinta dos Lombos
    Surf Feminino Sénior – Pandora Saldanha, CRC Quinta dos Lombos
    Surf Júnior – Nicolau Von Rupp, CRC Quinta dos Lombos
    Bodyboard Júnior – Fábio Ferreira, Clube Naval Povoense
    Bodyboard Sénior – Bernardo Abreu, CRC Quinta dos Lombos
    Surf Sénior – Pedro Soares, CRC Quinta dos Lombos

  • bbzone - 13-Agosto-2007:

    Obrigado pela informação!